Artigo “Portugal e as Presidências do Conselho da União Europeia: Promovendo a ‘Europa Global’ em Busca de Relevância Internacional”

04/12/2021

R:I - Relações Internacionais

Instituto Português de Relações Internacionais
Dezembro 2020 | No. 68

Palavras-Chave:

Conselho da União Europeia, Portugal, Europeização, PESC/PESD.

Abstract

Este artigo analisa o legado das três presidências portuguesas do Con‑ selho da União Europeia (1992, 2000 e 2007) no quadro da Política Externa e de Segurança Comum e da Política Europeia de Segurança e Defesa (pesc//pesd), dando particular desta‑ que aos esforços empreendidos pelas autoridades nacionais para promover o protagonismo global da União Euro‑ peia como parte de uma estratégia dirigida a incrementar as credenciais europeias do país e a sua relevância internacional. O artigo confirma a crescente priorização das questões atinentes à PESC/PESD nas agendas das presidências em questão e conclui que, por essa via, se assistiu a um crescendo de projeção da visão portuguesa acerca da atuação externa europeia.

Catarina Magalhães

CICP – University of Minho Research Centre in Political Science | All rights reserved © 2024