Call For Papers PJPS: “Nature Under Fascist Regimes”

07/09/2020

A Perspectivas – Journal of Political Science está a aceitar submissões para o Special Issue subordinado ao tema “Nature Under Fascist Regimes: Environmental Histories of 20th Century Mediterranean Transformations.”

Este Special Issue terá como editores convidados o Professor Marco Armiero (diretor do KTH Environmental Humanities Laboratory), a engenheira de investigação científica Roberta Biasillo (KTH Environmental Humanities Laboratory) e o Professor Paulo Guimarães (Professor na Universidade de Évora e investigador integrado do Centro de Investigação em Ciência Política – CICP).

Este special issue tem como objetivo abordar este tema pouco investigado, trazendo o tema da história ambiental para uma discussão com a história política e com outros sub-campos da história. Em particular, identificamos três temas principais como pontos de partida para a compreensão da história ambiental do fascismo:

• Recuperação: Mudar a terra, regimes direcionados para a mudança ou, melhor ainda, para a regeneração de pessoas. O que foi a celebração do mundo rural contra o mundo urbano senão uma narrativa política que mistura a natureza e as pessoas?
  • Modernidade: a ciência e a tecnologia serviram as agendas políticas e permitiram a reconstrução de espaços rurais e urbanos e de toda a esfera de produção, mas também atuaram como ferramentas fascistas usadas para controlar os indivíduos através de um novo nível de institucionalização.
  • Colonização: o projeto colonial representou formas de apropriação material e de aculturação forçada. Os projetos fascistas dominaram regiões marginais e as transformaram-nas em laboratórios ao serviço do regime. Neste sentido, serviam para cultivar e desenvolver sociedades leais e ambientes domesticados.

Geograficamente, este special issue estará focado nos regimes fascistas e pseudo-fascistas do Mediterrâneo e nas suas colónias e impérios. Os trabalhos selecionados ilustrarão aspetos relevantes da relação entre a natureza e os regimes fascistas, tendo por base diferentes contextos nacionais e culturais. Este special issue tem como objetivo fazer comparações entre diferentes países, mas também oferecer uma dinâmica histórica transnacional única, conectando os diferentes regimes fascistas em estudo.

Para mais informações descarregue o nosso Call for Papers ou visite o website da Perspectivas.