Seminário CICP Comemorativo do Dia da Europa

05/04/2021

Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) convida todos os interessados a assistir ao VII Seminário CICP Comemorativo do Dia da Europa com o tema “A Presidência Portuguesa do Conselho da UE – Contributos para a PCSD”,  a realizar-se às 11h00 do dia 17 de maio, via videoconferência Colibri-Zoom.

O Seminário comemorativo terá como oradora convidada a Professora Licínia Simão (FEUC, CES; Assessora do Ministro da Defesa).

Os interessados em assistir ao Seminário comemorativo deverão enviar um email para o endereço cicp@eeg.uminho.pt para receber os dados de acesso à sessão.

Sobre a oradora convidada:

Licínia Simão, doutorada em Relações Internacionais (especialidade de Estudos Europeus) pela Universidade de Coimbra, é Professora Auxiliar em Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais, estando envolvida em diversos projetos de investigação centrados no espaço pós-Soviético. Desde Dezembro de 2018, está em funções oficiais como assessora do Ministro da Defesa Nacional. É a atual Coordenadora da Secção de Relações Internacionais da Associação Portuguesa de Ciência Política (SRI/APCP) e membro do Conselho Consultivo do Georgian Institute of Politics, em Tbilisi. Foi investigadora visitante no Center for European Policy Studies, em Bruxelas e no Centre for European Studies, na Universidade de Carleton, em Otava. Os seus interesses académicos incluem Política Externa e Estudos de Segurança, com enfoque na Política Externa Europeia e no Espaço Pós-Soviético. A sua mais recente publicação é o livro “The EU’s Neighbourhood Policy towards the South Caucasus: Expanding the European Security Community” (Palgrave Macmillan, 2018).