Seminário “Data Analytic & Methodologies to Detect & Disarm Disinformation & Extremism”

04/12/2023

O Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) convida todos os interessados a assistirem ao seminário “Data Analytic & Methodologies to Detect & Disarm Disinformation & Extremism”, a realizar-se às 19h30 do próximo dia 18 de abril, na sala 0.04 da EEG na Universidade do Minho.

O evento será apresentado pelo Professor Doowan Lee.

Resumo:

A desinformação tornou-se uma ameaça crítica à integridade social, económica, e política. As soluções governamentais e comerciais parecem insuficientes para enfrentar este conjunto de problemas em rápida expansão. Combinado com a chamada IA generativa
como o ChatGPT que pode permitir campanhas de desinformação e engenharia social rentáveis, o perigo de abrir a sociedade e a integridade intelectual é sem precedentes. Infelizmente, poucos analisaram estas questões com uma análise de dados robusta para verificar e identificar os factores que aceleram ou derrotam a propagação da desinformação, do discurso do ódio, ou do extremismo em linha. Este seminário centrar-se-á na natureza da ameaça, bem como nas implicações analíticas, a fim de trazer uma abordagem científica à desinformação.

Catarina Magalhães

CICP – University of Minho Research Centre in Political Science | All rights reserved © 2024