fbpx
 

NoticiasApresentação do Ensaio “Administração Pública Portuguesa”

04/10/20190

Teve lugar na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em Lisboa, no dia 10 de Abril de 2019 a apresentação do livro “Administração Pública Portuguesa”, uma sessão de debate entre o autor, António F. Tavares (Professor da Universidade do Minho e Membro do CICP), e o politólogo Filipe Teles (Pró-Reitor da Universidade de Aveiro), com a moderação de Manuel Carvalho, diretor do jornal Público.

Imagine uma mesa com três pés: administração, funcionários e estrutura política. Para que o tampo assente na perfeição – que é como quem diz, para que um programa político seja implementado e eficaz -, há que existir equilíbrio entre esta tríade de poder. Como garanti-lo

Embora a administração pública portuguesa tenha progredido nos últimos 50 anos, persiste a ideia de que, por vezes, está demasiado distante do cidadão, e subsiste uma elevada insatisfação entre os cerca de meio milhão de funcionários públicos.

Neste ensaio, abre-se a caixa negra da administração do Estado, explorando quatro grandes temas: gestão e avaliação do desempenho; vínculos, carreiras e remunerações; qualificação e formação do pessoal; liderança e direcção. Procura-se os desejáveis suportes para uma administração pública democrática, orientada para o serviço pública, através do controlo dos resultados dos serviços prestados.”

Texto retirado do site da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

A sessão completa, com apresentação do ensaio, debate e sessão de perguntas e respostas, está disponível aqui.

silvia goncalves

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

http://cicp.eeg.uminho.pt/wp-content/uploads/2020/05/cicpumuefct_en-768x60.png

CICP – University of Minho Research Centre in Political Science | All rights reserved © 2020