Os Programas de Doutoramento em Ciências da Administração (Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho) em Ciência Política e Relações Internacionais (Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho) e em História Contemporânea (Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora) são Programas Doutorais afiliados ao Centro de Investigação em Ciência Política (CICP).
O CICP oferece aos alunos destes Programas Doutorais que sejam membros colaboradores do Centro a oportunidade de melhorar as suas capacidades nas suas respetivas áreas científicas, apoio nas suas investigações, organização de eventos e seminários que complementam os seus conhecimentos, entre outras atividades académicas.
Conheça os nossos Programas de Doutoramento:
O objetivo do Programa de Doutoramento em Ciências da Administração é a preparação para a realização de trabalho científico independente, contribuindo deste modo para o progresso do conhecimento no ramo das Ciências da Administração, o que inclui as áreas da gestão pública, políticas públicas, organização política e administrativa, administração aplicada e administração orçamental.
O Programa de Doutoramento em Ciências da Administração visa não só preparar para o ensino universitário e para a investigação, mas também a racionalização e aprofundamento científico dos processos de decisão de políticas e da sua gestão nos serviços públicos e organizações não lucrativas e em áreas tão diversas como a saúde, “welfare”, ambiente e educação.
O Programa de Doutoral em História Contemporânea é o topo de uma fileira de formação pós-graduada em Estudos Históricos (Sécs 19 e 20), especialmente orientado para a formação de historiadores académicos (early stage researchers) com um perfil em que se destacam seis elementos: o foco na História cognitiva das evoluções e conexões entre a Europa, África e as Américas nos Séculos XIX e XX; uma orientação académica conduzida pela óptica (agenda e métodos) da História Comparada e/ou Transnacional; largueza Temática e analítica e uma competição leal entre as diversas perspectivas e abordagens académicas; forte ênfase na formação teórica e metodológica; enquadramento num ambiente de investigação claramente transdisciplinar, na agenda, e interdisciplinar, nas formação teórica e na investigação aplicada;empenho na “internacionalização” , integrando-os em agendas de investigação e em redes de formação e investigação e dotando-os de competências académicas, cientificas, comunicacionais e de orientação profissional para competir no mercado global.